O sistema de emissão
de carteira de trabalho será suspenso no interior da Bahia e na região
metropolitana de Salvador a partir desta sexta-feira (5) e voltará ao normal a
partir de 2 de janeiro de 2015. Para quem mora na capital, a suspensão começa
no dia 12 de dezembro. De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e
Emprego na Bahia (SRTE/BA). "O serviço vai precisar ser suspenso porque o
ministério está implantando um novo sistema de emissão de CTPS no país todo.
Com essa mudança, o ministério vai agilizar o processo de produção da
carteira", explicou o chefe do setor de políticas de trabalho, emprego e
renda da SRTE, Carlos Melo. Em entrevista ao Jornal da Manhã nesta quarta (4),
Melo afirmou que a mudança permitirá que alguns postos emitam o documento
imediatamente. A SRTE orienta que as pessoas que desejarem a primeira ou
segunda via da carteira ainda esse ano antecipem a solicitação. Caso o
trabalhador consiga uma oportunidade de emprego durante o período de suspensão,
o empregador pode admitir o funcionário por 30 dias sem carteira. Nesse
período, o contratante deverá fornecer um documento que comprove a data de
emissão, a natureza do trabalho, o salário e a forma de pagamento. A emissão da
carteira pode ser agendada pelo telefone (71) 3329-8431 ou através do site do
ministério.
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