segunda-feira, 18 de julho de 2011

Itamari comemora 49 anos de emancipação política

Nesta segunda-feira 18 de julho de 2011, o Município de Itamari-ba comemora 49 anos de emancipação política. Localizado ao norte da região sul da Bahia entre as cidades de Jequié (BR-116) e Gandu (BR-101) com uma estrada de boa qualidade (BA-549). Dista, aproximadamente 110 km do Litoral e 320 km da capital do Estado. Ocupa uma área de 132,5 km² e tem uma população de aproximadamente 8.000 habitantes. Seu clima é quente e úmido, com precipitação pluviométrica que varia em torno de 1200 mm anuais, e uma temperatura média oscilando em torno de 24º a 35°C. A atitude da região é de aproximadamente 200 metros acima do nível do mar. Situa-se a 13º 47’ de latitude sul e 39º 40 de longitude oeste, Limita-se ao norte, com o município de Wenceslau Guimarães, ao sul com Nova Ibiá, ao leste com Gandu e ao oeste com o município de Apuarema. Cravada entre montanhas, ás margens do outrora rio Tabocas, assim chamado devido as variedades desta vegetação ali existente, inspirando João Freire de Carvalho a registrar as terras de sua posse, como Fazenda Tabocas.
A sua luta pela emancipação política começou na década de 40, quando Ituberá se emancipou do município de Nilo Peçanha e o povoado de Tabocas, foi elevado a categoria de distrito, ficando sob a jurisdição do novo município até 1958. em julho deste mesmo ano, Gandu foi desmembrado do município de Ituberá. Com a emancipação de Gandu, tabocas e Tabuleiro (hoje Nova Ibiá), passaram a ser distritos do novo município. Surgiram novos horizontes nos pacatos distritos; impulsionando os espíritos emancipacionistas em Tabocas, tendo como ardentes defensores: o então Deputado Estadual Nelson David Ribeiro, com seu eloqüente discurso e as notáveis personalidades locais a exemplo de Antonio Jacinto de Souza, Esmeraldino Lisboa, Waldemar Pereira Luz, Osvaldo de Andrade Galvão, Paulo Ribeiro de Carvalho, Professor José Martins e outros. Mediante a vontade manifestada de toda a população local no dia 18 de julho de 1962, foi assinado na assembleia Legislativa Estadual, o decreto Lei nº 1725, que eleva o povoado de Tabocas, a condição de município passando a partir desta data, por indicação de Antonio Jacinto de Souza, a se chamar Itamari, em tupi guarani significa (Ita=Pedra, Mari=Planta Leguminosa) portanto, planta sobre pedra.
Após a emancipação política foi eleito para assumir o Executivo Municipal na condição de Prefeito, o senhor Osvaldo de Andrade Galvão e para o Legislativo (Vereadores), os senhores Antonio Jacinto de Souza (Presidente), João Galvão Sobrinho, Leopoldo de Souza, Diosdete Barbosa, Erenito Mota, Agnaldo Costa e Laudilino Leandro de Andrade, todos representados no âmbito partidário pelo PSD e UDN.
Nesta época, conforme estatística do IBGE, Itamari possuía aproximadamente 1.000 (um mil) habitantes.

Um comentário:

  1. eu estava em itamari na dia da festa,foi mediocre e sen graça.comemoraram antecipado..ou seja,no dia 17/07,com cavalgada e trio eletrico.achei uma falta de respeito.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores