quinta-feira, 11 de junho de 2015

ITAMARI: CRAS PROMOVE PALESTRA COM O TEMA DENGUE, DIARREIA E VERMINOSES


A secretaria municipal de assistência social através do CRAS, promove palestra, com o tema:Verminose, diarreia e dengue. Onde a enfermeira Jessica Barreto juntamente com a equipe de convivência do CRAS, explica sobre os sintomas, cuidados e prevenção de cada uma delas.
Verminoses é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Causadas especialmente pela falta de saneamento básico e hábitos de higiene, os vermes geralmente se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro. A contaminação acontece através do contato, principalmente a ingestão, de água e alimentos infectados. Os principais sintomas são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, problemas respiratórios. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o de fezes e de sangue. O tratamento deve ser feito com vermífugos específicos. Pequenos cuidados como lavar as mãos com frequência, lavar os alimentos e beber água filtrada colaboram bastante no combate das verminoses;
A fêmea do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue e da Febre Amarela, deposita seus ovos em recipientes com água limpa e parada. Esses ovos, se encontrarem boas condições de temperatura e umidade, se transformarão em larvas, pupas e, finalmente mosquitos adultos em uma semana. Se por acaso a água desses recipientes secar ou for retirada, os ovos ficam aderidos nas bordas esperando encher de água novamente para poderem se desenvolver. Essa espera sem água, num local seco ou úmido pode durar aproximadamente 450 dias. Daí a importância de se esfregar as paredes dos recipientes onde há água parada ou eliminar esses recipientes.
A diarreia não é realmente uma doença, mas sim um sintoma de infecção ou doença. No caso de diarreia, o volume das fezes pode ser composto por até 90% de água, nesta fase o risco de desidratação é muito alto. Algumas pessoas mais vulneráveis, como crianças, lactantes e idosos devem ter muito cuidado com a desidratação e beber bastante líquido durante o período de diarreia para compensar a perda de água e sais minerais. As causas da diarreia podem ser: Uma infecção intestinal, Estresse, Ansiedade. Durante a diarreia, é muito importante beber muito líquido para prevenir a perda de água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores