sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

PREFEITURA DE ITAMARI JUNTAMENTE COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA CONTRA DENGUE, ZIKA E CHICUNGUNYA. TODOS CONTRA O MOSQUITO!

Uma nova campanha educativa e de prevenção vai ganhar as ruas de Itamari, na próxima semana, contra o mosquito que transmite a dengue, o Zika Vírus e chikungunya. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar o alerta sobre o risco de infecções nesta época de período chuvoso, em que o Aedes Aegypti se prolifera com mais facilidade.
Secretaria Municipal de Saúde já começou a preparar materiais de divulgação para orientar as pessoas sobre os cuidados com a higiene dentro e fora de casa, onde o mosquito pode se reproduzir em diferentes tipos de depósitos capazes de armazenar ou acumular água parada. Os exemplos são vários: pneus velhos, garrafas, plásticos, prato de vasos de plantas ou até mesmo tampinhas de refrigerantes. A população deve ser o grande vigilante nessa campanha que pretende eliminar os focos do mosquito transmissor das doenças. 
Com o lema “Dengue, Zika e Chikungunya. O perigo aumentou e a responsabilidade é de todos. Todos contra o mosquito”, a prefeitura municipal espera a colaboração dos moradores do município para receber os agentes comunitários de saúde nas residências. A campanha, além de orientar sobre a prevenção, vai também indicar as formas de tratamento das doenças causadas pelo mosquito.
“Aos primeiros sintomas (da dengue, Zika e chikungunya), deve-se procurar imediatamente o médico”, informa a SEMUSB. É importante tratar os sintomas até que o ciclo do vírus se complete. Beber muita água e repousar também são ações importantes para quem contraiu a doença. A Secretaria desaconselha a automedicação e reforça a necessidade de todos procurarem a unidade de saúde mais próxima em caso de mal estar.
DEZ MEDIDAS PARA COMBATER O FOCO DO MOSQUITO
1 - Virar garrafas vazias com tampas para baixo
2 - Não deixar entulho no quintal ao nas ruas
3 - Cobrir caixas d´água e piscina
4 - Varrer água parada, inclusive da laje
5 - Colocar areia nos pratos de vasos de planta
6 - Lavar baldes e tanques que armazenam água
7 - Manter a lata de lixo tampada
8 - Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva
9 - Usar telas de proteção nas janelas
10 - Usar mosqueteiros para dormir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores